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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Continuação - Natureza e evolução do pensamento administrativo: Abordagens Clássica, Humanística, Burocrática, Sistêmica, Contingencial e Comportamental.


As necessidades fisiológicas e as de segurança constituem as necessidades primárias porque se referem à própria sobrevivência do  indivíduo, enquanto as demais necessidades que estão na parte superior da hierarquia são necessidades secundárias e, portanto, mais ligadas ao comportamento do indivíduo sob o ponto de vista psicológica e social. São as necessidades que motivam o comportamento, dando-lhe
direção e conteúdo.
Necessidade de auto-realização: Auto-realização, Auto-desenvolvimento e Auto-satisfação.
Necessidade de estima: Orgulho, Auto-respeito, Progresso, confiança, Necessidades de status, Reconhecimento, Apreciação, Admiração pelos outros.
Necessidades Sociais: Relacionamento, aceitação, afeição, amizade, compreensão, consideração.
Necessidade de Segurança: Proteção contra perigo, doença, incerteza, desemprego, roubo.
Necessidades Fisiológicas: Alimento, repouso, abrigo, sexo.
Estilos de Administração
A Teoria Comportamental procura demonstrar a variedade de estilos de administração que estão à disposição do administrador. A administração das organizações em geral está fortemente condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem, dentro delas, o comportamento das pessoas. Por sua vez, os
estilos de administração dependem substancialmente das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento dentro da organização. Essas convicções moldam não apenas a maneira de conduzir as pessoas, mas também a maneira pela qual se divide o trabalho, se planejam e organizam as atividades.

Teoria X e Teoria Y
McGrecor, um dos mais famosos autores behavioristas da Administração, preocupou-se em comparar dois estilos opostos e antagônicos de administração: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, excessivamente mecanicista e pragmática (a que deu nome de Teoria X) e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominamos Teoria Y).

Teoria X
É a concepção tradicional de administração e se baseia em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, como, por exemplo: O homem é indolente e preguiçoso por natureza, ele evita o trabalho. Falta-lhe ambição, não gosta de assumir responsabilidades. O homem é egocêntrico. A sua própria natureza o leva a resistir às mudanças. A sua dependência o torna incapaz de autocontrole e autodisciplina.
Em função dessas concepções e premissas a respeito da natureza humana, a Teoria X reflete um estilo de administração duro, rígido e autocrático e que se limita a fazer as pessoas trabalharem dentro de certos esquemas e padrões previamente planejados.
Toda vez que um administrador imponha arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passe a controlar externamente o comportamento de trabalho de seus subordinados, ele estará fazendo Teoria X. O fato de ele impor autocraticamente ou impor suavemente não faz diferença segundo McGrecor.
A teoria X se fundamenta em uma série de pressuposições errôneas acerca do comportamento humano e apregoa um estilo de administração onde a fiscalização e o controle externo rígido, constituem mecanismos para neutralizar a desconfiança da empresa quanto às pessoas que nela trabalham.
Segundo esta teoria o único estímulo para o trabalho é somente pelo salário, se o estímulo salarial não vem, o trabalho não sai.

Teoria Y
É a moderna concepção de administração, de acordo com a teoria comportamental. A teoria Y se baseia em concepções e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana.
A Teoria Y desenvolve um estilo de administração muito aberto e dinâmico, extremamente democrático, através do qual administrar é um processo de criar oportunidades, liberar potencialidades, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos.
Está totalmente oposta a teoria X.

Pressuposições da Teoria X
. As pessoas são preguiçosas e indolentes.
. As pessoas evitam o trabalho.
. As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.
. As pessoas precisam ser controladas e dirigidas.
. As pessoas são ingênuas e sem iniciativa

Pressuposições da Teoria Y
. As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.
. O trabalho é uma atividade tão natural como
brincar ou descansar.
. As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
. As pessoas podem ser automotivas e autodirigidas.
. As pessoas são criativas e competentes.

Teoria Z
A teoria administrativa tem sido permeada de modismos nas últimas décadas: APO, CCQ, Teoria X e Y, enriquecimento de cargos, Desenvolvimento Organizacional etc., constituíram novidades que ficaram na moda muito tempo. No início da década de 1980, surgiu outra novidade em alta moda: a Teoria Z, que se fundamenta nos seguintes princípios:
1- Emprego estável para as pessoas, mesmo em época de dificuldades para a organização.
2- Pouca especialização das pessoas que passam a ser desenvolvidas através de uma filosofia de treinamento nos seus cargos.
3- Avaliação do desempenho constante e promoção lenta.
4- Igualitarismo no tratamento das pessoas, não importando o seu nível hierárquico. Todas as pessoas passam a ter igual tratamento, iguais condições de trabalho, iguais benefícios etc.
5- Democracia e participação: todas as pessoas participam em equipe e nenhuma decisão é tomada sem o consenso do grupo.
6- Valorização das pessoas, a tal ponto que o maior patrimônio das empresas japonesas, são as pessoas que nela trabalham.
A Teoria Z proporciona a base pata todo programa de administração orientado para os recursos humanos da empresa: todas as decisões organizacionais devem ser tomadas através do consenso, com ampla participação das pessoas e orientadas para longo prazo.
A Teoria Z é um modelo de administração participativa.
 
EXERCÍCIOS

01 - UFF/2009. De acordo com Max Weber, quando se conciliam os meios empregados aos fins da
organização, ou seja, são usados os meios mais eficientes para a implementação das metas, está-se
alinhado com o conceito de:
a. ( ) Racionalidade;
b. ( ) Economicidade;
c. ( ) Eficácia;
d. ( ) Ajuste;
e. ( ) Continuidade.

02 - TERRACAP/2010. Acerca da teoria das relações humanas, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Os funcionários agem e(ou) reagem de acordo com suas necessidades pessoais.
b. ( ) Uma maior especialização do operário leva necessariamente a uma maior eficiência.
c. ( ) A iluminação do ambiente de trabalho tem uma relação diretamente proporcional ao aumento da produtividade.
d. ( ) O nível de produção é fortemente influenciado pelas normas do grupo.
e. ( ) Houve, a partir do advento dessa teoria, uma menor preocupação com a organização informal.

03 - BNDES/2009. As características da Teoria Burocrática são, entre outras:
a. ( ) formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
b. ( ) flexibilidade. impessoalidade e profissionalismo.
c. ( ) formalidade, unificação da propriedade com a administração e profissionalismo.
d. ( ) profissionalismo, impessoalidade e Informalidade.
e. ( ) Informalidade, impessoalidade e flexibilidade.

04 - INMETRO/SC 2010. Os fatores que contribuiram para o surgimento da Teoria das Relações Humanas, entre outros, foram :
a. ( ) As idéias da filosofia pragmática de Fayol.
b. ( ) O desenvolvimento das chamadas ciências físicas e as conclusões de Taylor.
c. ( ) A valorização dos conceitos da Teoria Clássica, adequando-a aos novos padrões de vida do
povo americano.
d. ( ) A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanisistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
e. ( ) A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos humanísticos da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.

05 - FUNASA/2010. No estudo do processo decisório, destaca-se a criação da “Teoria X” e “Teoria Y”, de McGregor, que explica o comportamento dos gerentes em função de suas expectativas com relação aos empregados. Considerando que o administrador adota a “Teoria X”, é correto afirmar que ele espera que cada um dos seus subordinados tenha como característica:
a. ( ) perceber o trabalho como uma atividade prazeirosa
b. ( ) evitar o trabalho quando possível
c. ( ) ser automotivado
d. ( ) ser esforçado
e. ( ) ser criativo

06 - INMETRO/SC 2010. Os principais representantes da teoria de relações humanas e da teoria da burocracia foram, respectivamente:
a. ( ) Amitai Etzioni e Peter Drucker.
b. ( ) Ernest Dale e Max Weber.
c. ( ) Elton Mayo e Max Weber.
d. ( ) Elton Mayo e Ralph Davis.
e. Elton Mayo e Willian Newman.

07 - MIN. TUR. 2010. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das caracterísiticas da Teoria Burocrática.
a. ( ) divisão do trabalho
b. ( ) hierarquia da autoridade
c. ( ) racionalidade
d. ( ) registros escritos
e. ( ) pessoalidade

08 - MIN. TUR. 2010. Segundo a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos comportam-se no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas, que estão priorizadas na seguinte escala:
a. ( ) fisiologia, amor/relacionamento, segurança, estima e autorrealização.
b. ( ) segurança, fisiologia, amor/relacionamento, estima e autorrealização.
c. ( ) crescimento, amor/relacionamento, segurança, estima  autorrealização.
d. ( ) fisiologia, segurança, amor/relacionamento, estima e autorrealização.
e. ( ) crescimento, amor/relacionamento, fisiologia, estima e autorrealizão.

09 - TRF 5° Reg./2009. A Escola de Relações Humanas sublinhou a influência que todo e qualquer trabalhador exerce no comportamento organizacional, influenciando o processo decisório e atitudes dentro de uma empresa, e, portanto, influenciando a produtividade das organizações. Sobre a  experiência de Hawthorne, assinale a alternativa INCORRETA:
a. ( ) A primeira fase do experimento pretendia analisar a influência do ambiente de trabalho na produtividade do trabalhador. Grupos distintos de trabalhadores foram submetidos a diferentes níveis de iluminação e percebeu-se que as reações dos trabalhadores eram influenciadas por questões psicológicas.
b. ( ) Na segunda fase (montagem de relés), foram introduzidas mudanças nas condições laborais como descansos, lanches e redução da jornada de trabalho. Percebeu-se um acentuado aumento dos  conflitos de personalidade dentro dos grupos, sendo desta forma descoberta a importância dos  grupos informais em uma organização
c. ( ) O programa de entrevistas constatou a existência dos grupos informais e da importância de  questões como a lealdade e a liderança
d. ( ) A fase do estudo do grupo de montagem de terminais constatou que os grupos informais influenciavam o grupo formal em temas diversos, tentando não evidenciar desníveis existentes de atuação entre os participantes de um mesmo grupo.
e. ( ) Uma das conclusões do experimento foi a de que a integração e o relacionamento social positivo de um determinado grupo melhoram as condições de trabalho que, por sua vez, possibilitam o  aumento dos níveis de competência e produtividade em uma organização.

10 - BNDES/2009. Destacam-se dois movimentos relevantes na Teoria de Sistemas:
a. ( ) a mudança da ênfase do todo para as partes; e o crescimento da visão burocrática da
organização.
b. ( ) a mudança da ênfase das partes para o todo; e o crescimento da visão ecológica da
organização.
c. ( ) a mudança da ênfase das partes para o todo; e o crescimento da visão burocrática da
organização.
d. ( ) a mudança da ênfase das partes para o todo; e o crescimento da visão cartesiana da
organização.
e. ( ) a mudança da ênfase do todo para as partes; e o crescimento da visão ecológica da
organização.

11 - TRF 5° Reg./2009. Entre as críticas feitas à Teoria da Burocracia que apontamos abaixo, existe uma que não pode ser feita, assinale-a:
a. ( ) A teoria pretendia proporcionar às organizações uma maior consistência de suas atividades com
a decorrente melhoria dos níveis de eficiência e produtividade. Contudo, a dificuldade de adequação das organizações ao ritmo das mudanças e das novas tecnologias de operação, em parte, anularam seus benefícios.
b. ( ) Exagerada ênfase nos métodos e processo administrativos.
c. ( ) Excesso de importância dada às habilidades, conhecimentos e potencial criativo das pessoas.
d. ( ) Pode colaborar para o inchaço das organizações, pois se pode dizer que ela contribuiu para o aumento do número de funcionários.
e. ( ) Abordagem fortemente mecanicista e hierarquizada.

12 - MIN. TUR. 2010. Acerca da Teoria de McGregor, assinale a alternativa que apresenta uma pressuposição da teoria X.
a. ( ) Os indivíduos comuns gostam de trabalhar desde que as condições sejam favoráveis.
b. ( ) Os indivíduos procuram pela responsabilidade para realizar os objetivos das organizações.
c. ( ) A motivação dos indivíduos ocorre nos níveis de necessidades sociais, de estima e de autorrealização, bem como nos níveis fisiológicos e de segurança das necessidades.
d. ( ) As pessoas podem ser criativas no trabalho, desde que adequadamente estimuladas.
e. ( ) Os indivíduos comuns são preguiçosos e indolentes, não gostam de trabalhar.

13 - TERRACAP/2010. Segundo Chiavenato, a teoria que enfatizou a estrutura organizacional e que estabeleceu as funções do administrador de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar ficou conhecida por
a. ( ) administração científica.
b. ( ) teoria clássica da administração.
c. ( ) escola burocrática.
d. ( ) escola de sistemas.
e. ( ) teoria da contingência.

14 - BNDES/2009. Os estudos de tempos e movimentos, buscando a melhor relação entre os trabalhadores e suas ferramentas de trabalho, ocorreram na:
a. ( ) Escola Sistêmica.
b. ( ) Escola Estruturalista.
c. ( ) Escola Comportamental.
d. ( ) Escola de Relações Humanas
e. ( ) Administração Científica

15 - ENAP/2006. Em relação às teorias administrativas, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I. A teoria clássica é caracterizada pela ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional, pela concepção de homem econômico e pela identidade de interesses.
II. A teoria das relações humanas é caracterizada pela ênfase nas pessoas, pela concepção de homem  organizacional e pelo conflito de interesses.
III. A teoria estruturalista é caracterizada pela ênfase na estrutura e no ambiente, pela concepção de homem social e pela identidade de interesses.
IV. A teoria dos sistemas é caracterizada pela ênfase no ambiente, pela concepção de homem funcional e pelo
conflito de papéis.
V. A teoria da contingência é caracterizada pela ênfase no ambiente e na tecnologia, pela concepção de homem
administrativo e pela identidade de interesses.
Aponte a resposta que contém apenas as alternativas falsas.
a. ( ) I, II e III
b. ( ) I, III e IV
c. ( ) II, III e V
d. ( ) IV e V
e. ( ) I e V

16 - MIN. TUR. 2010.  Assinale a alternativa que apresenta uma das diferenças entre as Teorias Clássica e das Relações Humanas.
a. ( ) A estrutura das teorias das Relações Humanas era mecanicista e impessoal.
b. ( ) O comportamento na organização, segundo as teorias clássicas, era produto de sentimentos e atitudes.
c. ( ) O foco nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores.
d. ( ) A ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores  para o alcance das metas organizacionais foi analisada nas teorias clássica da administração.
e. ( ) Empregados felizes, que buscavam produzir mais, foram resultados obtidos nas teorias clássicas da administração.

17 - ENAP/2006. Com relação à visão contingencial é correto afirmar:
a. ( ) O que deve ser feito e como deve ser feito depende do modelo da organização. O grau de incerteza a que está sujeita a estrutura da organização determinará o modelo mais eficaz.
b. ( ) Tudo depende do contexto da organização. Portanto, o modelo a ser adotado deve ser flexível e privilegiar o controle das variáveis externas.
c. ( ) O conceito de diferenciação diz respeito à necessidade de coordenar atividades e fazer convergir esforços para atingir os objetivos globais da organização.
d. ( ) O desenho organizacional é afetado pela tecnologia usada pela organização, então as empresas de produção em massa tendem a ter poucos níveis hierárquicos e padronização.
e. ( ) O ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações. O modelo mecanicista se adequa a ambientes estáveis enquanto que o modelo orgânico a ambientes instáveis.

18 - FUNASA/2010. As necessidades humanas, segundo Maslow, que se voltam para o desejo de amor, aceitação e amizade, são as:
a. ( ) de autorrealização
b. ( ) de segurança
c. ( ) fisiológicas
d. ( ) de estima
e. ( ) sociais

19 - TERRACAP/2010. A teoria que estabelece não haver forma ideal de administrar empresas, uma vez que tudo depende do momento econômico e das tecnologias envolvidas na produção, somados ao preparo das  respectivas estruturas para enfrentar oscilações nas tendências de mercado, respondendo prontamente aos desafios que se sucedem, é chamada de
a. ( ) escola burocrática.
b. ( ) escola estruturalista.
c. ( ) escola da administração por objetivos.
d. ( ) teoria da contingência.
e. ( ) escola mecanicista.

20 - INMETRO/SC 2010. Analise os textos abaixo:
O trabalho do gestor consiste na identificação da técnica que poderá, numa situação específica e num momento específico contribuir melhor para os objetivos da administração.
Stoner, 1985.

Não há melhor forma de organizar um sistema definitivo, porém em determinadas circunstâncias poderá haver um modelo ótimo que leve em consideração a realidade do momento.
Kwasnicka, 2003.

Essa concepção administrativa está fundamentada na seguinte abordagem:
a. ( ) Clássica.
b. ( ) Estrutural.
c. ( ) Burocrática.
d. ( ) Contingencial.
e. ( ) Comportamental.



21 - FUNASA/2010. Na abordagem sistêmica da organização, o equilíbrio dinâmico obtido através da autorregulação, mantendo certas variáveis dentro de limites, refere-se ao conceito de:
a. ( ) Entropia
b. ( ) Cibernética
c. ( ) Negentropia
d. ( ) Homeostasia
e. ( ) Retroalimentação

22 - TRF 5° Reg. 2009. A Teoria de Sistemas foi uma das teorias que mais promoveram a reflexão no campo administrativo ao tratar as organizações como sistemas vivos e abertos. Sobre esta teoria, assinale a alternativa incorreta:
a. ( ) A interdependência entre as partes para que o todo seja único e unitário e a análise das relações complexas dentro do qual este todo está inserido são as duas premissas fundamentais no tratamento adequado de sistemas abertos.
b. ( ) O princípio de estado de equilíbrio é uma realidade constante nas organizações atuais.
c. ( ) Um sistema nada mais é do que o conjunto de partes integrantes e interdependentes que formam um todo unitário com um objetivo comum.
d. ( ) Um executivo deve considerar sempre pelo menos três níveis de hierarquia de sistemas, o sistema, o subsistema e o supersistema.
e. ( ) São componentes de um sistema os objetivos, as entradas, as saídas, o processo de transformação, os controles e as avaliações e a retroalimentação.

23 - CEB/2010. Acerca das características dos sistemas abertos, equifinalidade quer dizer:
a. ( ) troca necessária para a sobrevivência e a autossuficiência dos sistemas.
b. ( ) o resultado de um sistema aberto ser sempre inferior à soma das partes envolvidas.
c. ( ) processo de manutenção do balanceamento interno, necessário para a sobrevivência, em função da obtenção dos recursos do meio ambiente.
d. ( ) alcance dos mesmos resultados por diferentes meios, em condições que são mais do que ligações fixas de causa-efeito, o que significa que recursos podem ser utilizados de muitas maneiras para a obtenção de diversos resultados satisfatórios.
e. ( ) divisão de trabalhos exatamente iguais.

24 - CEB/2010. Assinale a alternativa que caracteriza a organização como sistemas abertos.
a. ( ) A organização não apresenta intercâmbio com o ambiente que a circunda.
b. ( ) Os sistemas são herméticos a toda influência ambiental.
c. ( ) Os sistemas são mecânicos.
d. ( ) Os sistemas são totalmente determinísticos.
e. ( ) Os sistemas são adaptativos.

25 - UFF/2009. O corpo teórico que surge no final da década de 40, criticando severamente a Teoria Clássica, e que foi marcado por um trabalho de Herbert Simon constituiu a escola de pensamento denominada Teoria:
a. ( ) da Contingência;
b. ( ) da Decisão;
c. ( ) da Funcionalidade;
d. ( ) das Relações Humanas;
e. ( ) Comportamental.



26 - CEB/2010. Segundo a teoria da motivação proposta por Maslow, as necessidades de um indivíduo relacionadas com a maneira pela qual ele se vê e avalia, que envolvem autoapreciação, autoconfiança, aprovação social, respeito, status, prestígio e consideração são chamadas de necessidades
a. ( ) sociais.
b. ( ) de segurança.
c. ( ) de estima.
d. ( ) de autorrealização.
e. ( ) de valorização.

27 - CEB/2010. Acerca da teoria das relações humanas, assinale a alternativa incorreta a respeito dos aspectos do homem social.
a. ( ) Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotadas de sentimentos, desejos e temores.
b. ( ) O comportamento no trabalho é independente dos muitos fatores motivacionais.
c. ( ) As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem.
d. ( ) Dificuldades em participar do grupo provocam elevação do turnover.
e. ( ) O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelos estilos de direção e liderança.

GABARITO
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
D
A
D
B
C
E
D
B
B
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
C
E
B
E
C
C
E
E
D
D
21
22
23
24
25
26
27
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C
B
D
E
E
C
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